Diretrizes

Diretrizes de realização do II Seminário de Teses e dissertações em andamento

O Seminário de Teses e Dissertações em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR realiza em 2017 sua segunda edição. A partir deste ano, a participação dos alunos da Pós-graduação não será mais um pré-requisito para a obtenção do título de mestrado ou doutorado. Além do mais, neste ano receberemos trabalhos de discentes de Pós-graduação em Letras/Literatura/Linguística de outras IES. No ato de inscrição, será cobrado o envio de um resumo expandido da apresentação, conforme será detalhado a seguir. O Seminário será realizado de 08 a 12 de maio 2017, no período da manhã para a área de concentração em Estudos Literários e no período da tarde para a área de concentração em Estudos Linguísticos. O envio dos resumos deverá ser feito até o dia 23 de abril.        

Cronograma
1-      Inscrição para participação e envio do resumo: até 23 de abril
2-      Inscrição para monitoria: até 01 de maio
3-      Data do evento: de 08 de maio a 12 de maio


Esclarecimentos sobre a apresentação do trabalho

            O proponente poderá inscrever (1) comunicação individual ou (2) mesa redonda

(1)    comunicação individual
Será reservado para cada apresentador um total de 30 minutos. Esses 30 minutos compreendem a fala do aluno e discussão com a plateia e/ou discussão com um debatedor específico. A escolha e o contato com o debatedor é de responsabilidade do proponente e já deve ser indicado no ato da inscrição. O debatedor, que pode estar vinculado a esta ou outra IES, poderá ser um docente; ou um discente, em nível de pós-graduação; ou alunos egressos. O debatedor deverá estar presente e não haverá auxílio-deslocamento fornecido pela Pós. O proponente deverá acordar previamente com seu debatedor se enviará um resumo prévio do trabalho ou se o debate se dará a partir apenas da apresentação.
A comissão sugere que o aluno dedique 20 minutos desse tempo para a apresentação e 10 minutos para a discussão. É permitido que o aluno reorganize esse espaço de tempo, contanto que o tempo total da apresentação mais a discussão não ultrapasse o limite de 30 minutos.

(2)    mesa redonda
A mesa redonda deverá ser composta por no máximo três apresentadores e um mediador. A escolha e o contato com o mediador é de responsabilidade dos proponentes e já deve ser indicado no ato da inscrição. Será reservado para cada mesa um total de 90 minutos: 30 minutos para cada apresentação. A comissão sugere que o apresentador dedique 20 minutos desse tempo para a apresentação e 10 minutos para a discussão com a mesa. Dessa forma, esses 30 minutos compreendem a fala do aluno e discussão com a plateia e/ou discussão com o mediador.

DIRETRIZES
            Um projetor datashow estará disponível em todas as apresentações e o apresentador deverá trazer seu trabalho em arquivo compatível com Office 2003 em pen drive ou CD. Para que se evitem problemas de formatação, a comissão sugere que as apresentações estejam em formato .PDF.

Instruções para submissão do resumo
Recomenda-se que o resumo expandido tenha de 1000 a 1500 palavras (fonte de texto Times New Roman, tamanho 12, ou Arial, tamanho 11; espaçamento 1,5). O resumo deve ser inédito e deverá contemplar aspectos de um trecho ou capítulo da tese ou dissertação em andamento. Por se tratar de um ano em transição, aqueles que desejarem, podem apresentar o projeto de pesquisa, desde que esteja adaptado ao modelo compacto desse ano.
É necessário que o aluno encaminhe, junto do resumo, uma carta assinada por seu orientador (ANEXO I), procedimento que assegura que o orientador aprova a apresentação do trabalho.

Instruções para submissão do resumo
O aluno deverá fazer sua inscrição no evento através de um e-mail enviado para a Comissão Organizadora (Estudos Linguísticos: repdiscentepg@gmail.com; Estudos Literários: repdiscentepgliteratura@gmail.com), com um anexo em que devem constar os seguintes itens:

  • título do trabalho; e/ou título da mesa redonda
  • linha de pesquisa;
  • nome do(s) autor(es);
  • nome do orientador;
  • nome do debatedor ou mediador (opcional)
  • resumo expandido (de 1000 a 1500 palavras)
  • palavras-chave (de 3 a 5).

      Após as inscrições, a comissão organizará a programação do evento com datas e horários definidos.


Certificados
Serão concedidos certificados de apresentação oral para os alunos que apresentaram trabalho. Serão concedidos certificados também para debatedores e mediadores. Aqueles que se interessarem por obter certificado de ouvinte deverão cumprir carga horária de no mínimo 75% do evento, assinando lista de presença uma vez por período. O cumprimento de carga horária de ouvinte independe da área de concentração e, portanto, os 75% de presença poderão ser distribuídos entre as apresentações de Estudos Linguísticos e de Estudos Literários, a critério do ouvinte.
Ademais, serão concedidos certificados de monitoria para os alunos que se dispuserem a auxiliar as representantes discentes na realização do evento. Os interessados devem entrar em contato com a comissão até 01 de maio pelo e-mail da representação.

Contato da Comissão Organizadora
As inscrições deverão ser realizadas através dos endereços de e-mail abaixo, de acordo com a área de concentração a que o aluno está vinculado. No campo assunto, deverão constar as palavras “RESUMO SEMINÁRIO 2017”. Dúvidas também poderão ser enviadas para os mesmos endereços:


Estudos Linguísticos:
Estudos Literários: