Diretrizes
de realização do II Seminário de Teses e
dissertações em andamento
O Seminário de Teses e
Dissertações em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras da
UFPR realiza em 2017 sua segunda edição. A partir deste ano, a participação dos
alunos da Pós-graduação não será mais
um pré-requisito para a obtenção do
título de mestrado ou doutorado. Além do mais, neste ano receberemos
trabalhos de discentes de Pós-graduação em Letras/Literatura/Linguística de
outras IES. No ato de inscrição, será cobrado o envio de um resumo expandido da
apresentação, conforme será detalhado a seguir. O Seminário será realizado de 08 a 12 de maio 2017, no período da
manhã para a área de concentração em Estudos Literários e no período da tarde para
a área de concentração em Estudos Linguísticos. O envio dos resumos deverá ser
feito até o dia 23 de abril.
Cronograma
1-
Inscrição para participação
e envio do resumo: até 23 de abril
2-
Inscrição para
monitoria: até 01 de maio
3-
Data do evento: de 08
de maio a 12 de maio
Esclarecimentos sobre a apresentação do trabalho
O
proponente poderá inscrever (1) comunicação individual ou (2) mesa redonda
(1) comunicação individual
Será reservado para
cada apresentador um total de 30 minutos. Esses 30 minutos compreendem a
fala do aluno e discussão com a plateia e/ou discussão com um debatedor específico. A escolha e o contato com o
debatedor é de responsabilidade do proponente e já deve ser indicado no ato da
inscrição. O debatedor, que pode estar vinculado a esta ou outra IES, poderá
ser um docente; ou um discente, em nível de pós-graduação; ou alunos egressos. O
debatedor deverá estar presente e não haverá auxílio-deslocamento fornecido
pela Pós. O proponente deverá acordar previamente com seu debatedor se enviará
um resumo prévio do trabalho ou se o debate se dará a partir apenas da
apresentação.
A comissão sugere que
o aluno dedique 20 minutos desse tempo para a apresentação e 10 minutos para a
discussão. É permitido que o aluno reorganize esse espaço de tempo, contanto
que o tempo total da apresentação mais a discussão não ultrapasse o limite de 30
minutos.
(2) mesa redonda
A mesa redonda deverá
ser composta por no máximo três apresentadores e um mediador. A escolha e o
contato com o mediador é de responsabilidade dos proponentes e já deve ser
indicado no ato da inscrição. Será reservado para cada mesa um total de 90
minutos: 30 minutos para cada apresentação. A comissão sugere que o apresentador
dedique 20 minutos desse tempo para a apresentação e 10 minutos para a
discussão com a mesa. Dessa forma, esses 30 minutos compreendem a fala do aluno
e discussão com a plateia e/ou discussão
com o mediador.
DIRETRIZES
Um
projetor datashow estará disponível
em todas as apresentações e o apresentador deverá trazer seu trabalho em
arquivo compatível com Office 2003 em pen
drive ou CD. Para que se evitem problemas de formatação, a comissão sugere
que as apresentações estejam em formato .PDF.
Instruções para submissão do resumo
Recomenda-se que o
resumo expandido tenha de 1000 a 1500 palavras (fonte de texto Times New Roman,
tamanho 12, ou Arial, tamanho 11; espaçamento 1,5). O resumo deve ser inédito e
deverá contemplar aspectos de um trecho ou capítulo da tese ou dissertação em
andamento. Por se tratar de um ano em transição, aqueles que desejarem, podem
apresentar o projeto de pesquisa, desde que esteja adaptado ao modelo compacto
desse ano.
É necessário que o
aluno encaminhe, junto do resumo, uma carta assinada por seu orientador (ANEXO
I), procedimento que assegura que o orientador aprova a apresentação do
trabalho.
Instruções para submissão do resumo
O aluno deverá fazer sua
inscrição no evento através de um e-mail
enviado para a Comissão Organizadora (Estudos Linguísticos: repdiscentepg@gmail.com; Estudos
Literários: repdiscentepgliteratura@gmail.com), com um anexo em que devem
constar os seguintes itens:
- título
do trabalho; e/ou título da mesa redonda
- linha
de pesquisa;
- nome
do(s) autor(es);
- nome
do orientador;
- nome
do debatedor ou mediador (opcional)
- resumo expandido (de 1000 a
1500 palavras)
- palavras-chave
(de 3 a 5).
Após as inscrições, a comissão organizará
a programação do evento com datas e horários definidos.
Certificados
Serão concedidos
certificados de apresentação oral para os alunos que apresentaram trabalho. Serão
concedidos certificados também para debatedores e mediadores. Aqueles que se
interessarem por obter certificado de ouvinte deverão cumprir carga horária de
no mínimo 75% do evento, assinando lista de presença uma vez por período. O
cumprimento de carga horária de ouvinte independe da área de concentração e,
portanto, os 75% de presença poderão ser distribuídos entre as apresentações de
Estudos Linguísticos e de Estudos Literários, a critério do ouvinte.
Ademais, serão
concedidos certificados de monitoria para os alunos que se dispuserem a
auxiliar as representantes discentes na realização do evento. Os interessados
devem entrar em contato com a comissão até 01 de maio pelo e-mail da
representação.
Contato da Comissão Organizadora
As inscrições deverão
ser realizadas através dos endereços de e-mail abaixo, de acordo com a área de
concentração a que o aluno está vinculado. No campo assunto, deverão constar as palavras “RESUMO SEMINÁRIO 2017”. Dúvidas
também poderão ser enviadas para os mesmos endereços:
Estudos Linguísticos:
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Estudos Literários:
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