II Seminário de Teses e Dissertações
PROGRAMAÇÃO – ESTUDOS LINGUÍSTICOS
2h – 2:30
|
|
Aline Deosti - O PDE de
Português: propostas para ensino de gramática na Educação
Básica
Debatedora:
Profa Dra. Clóris Porto Torquato (UFPR)
|
Camila Haus -
Ensino de pronúncia sob a perspectiva
do ILF: crenças e práticas de professores de inglês do Celin – UFPR
Debatedora: Profa Dra Márcia Regina Becker (UTFPR)
|
Angela
Maria Hoffmann Walesko - Formação
inicial de professores e o mito do “falante nativo”: um estudo sobre os ETAs e
as construções identitárias dos
professores da CP INGLÊS-ISF/ UFPR
Debatedor: Prof.
Dr. Eduardo H. Diniz (UFPR)
|
Beatriz
Pires Santana - A natureza e a
codificação das vogais temáticas verbais e nominais no português brasileiro
|
|
2:30 – 3h
|
|
Rachido
Djau - Os efeitos da ideologia linguística de um processo colonizador na
política e planejamento linguística da Guiné –Bissau.
|
Jaqueline Scotá Stein-
Atos de polidez pragmalinguística em
trânsito na comunidade surda de uma universidade pública federal.
|
Clarita
Gonçalves de Camargo - Percepção de
professores sobre o ensino da compreensão oral em inglês pelos alunos de
licenciatura em Letras e pelos professores já no exercício da profissão.
Debatedor:
Fernanda Silva Veloso (UFPR)
|
Carla
Cursino - A relação entre as classes
acionais e a definitude do objeto na interpretação temporal do crioulo
haitiano
Debatedora:
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Wachowicz (UFPR)
|
|
3h – 3:30
|
|
Marco Antonio Rocha - Não tenho
preconceito, mas… será que tenho?
|
Pamela da
Silva - Letramento e Identidade: um
estudo das práticas de letramento e negociação identitária em uma sala de
aula multilíngue de português para falantes de outras línguas (PFOL)
Debatedora: Profª Drª
Ligia Negri (UFPR)
|
David José de
Andrade Silva - Ensino de língua
inglesa em um projeto curricular inovador: há aprendizagem no caos?
Debatedora: Profa
Dra Clarissa Menezes Jordão (UFPR)
|
Maurício
Resende - Uma análise antilexicalista
para a derivação regressiva lexicalista
Debatedora:
Profª Drª Maria Cristina Figueiredo Silva (UFPR)
|
|
3:30 – 4h
|
|
|
|
Dayse Paulino
de Ataide - A leitura de textos
literários nas aulas de língua inglesa: uma proposta didática para a educação
básica.
Debatedor: Prof.
Dr. Francisco Carlos Fogaça (UFPR)
|
Vitor Rodrigo Diniz - Aspectos
semânticos e sintáticos das orações comparativas
Debatedora: Prof.ª Dra. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran (UFPR)
|
|
4h – 4:30
|
|
Mesa: O funcionamento discursivo no espaço do ensino e da mídia
Mediadora:
Profª
Drª Ligia Negri (UFPR)
Participantes:
Ana
Maria Sabino Silva – O mar, a salga e
a escola: discursividades sobre a formação do sujeito caiçara
Marilia Gasparovic - AYLAN KURDI E CHARLIE HEBDO:
imigração, compaixão, intolerância e mídia
Rosyane Natal - O estatuto da relação fala/escrita
no discurso pedagógico
|
Mesa: Aplicando as teorias da Pragmática
Mediador: Doutorando
André Luiz de Oliveira Almeida
Participantes:
Bárbara
Pilati Lourenço - Peças
publicitárias denunciadas ao conselho nacional de autorregulamentação
publicitária (CONAR): análise sob os vieses da (im)polidez e da teoria da
relevância
Marina Xavier Ferreira - A motivação como gatilho pragmático na aquisição
de línguas
|
Isabel
Cristina Vollet Marson - Perspectivas
teóricas e prática pedagógica de docentes de língua inglesa: impactos na
formação de professores na UEPG.
Debatedor: Profº
Drº Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
(UFPR)
|
|
|
4:30 – 5h
|
|
Pollianna
Milan - Os efeitos de um treinamento
de percepção na aquisição dos heterotônicos do espanhol por estudantes
brasileiros
Prof. Dr. Francisco Calvo
del Olmo (UFPR)
|
|
|||
5h – 5:30
|
|
|
Paola Machado da
Silva - O uso de l1 em aulas de l2 no
contexto de um centro de línguas
Debatedor:
Ronald Barry Martinez
|
|
||
|